O marketing digital se tornou essencial para as micro e pequenas empresas e para os profissionais autônomos que querem acompanhar as mudanças para não perder clientes e mercado. O Marketing Digital é o marketing realizado em ambiente digital. Ele usa ferramentas como redes sociais, e-mail marketing e sites
O ambiente web permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos, e é nesse ponto que precisam saber se comunicar da forma correta. Saber em que apostar facilita alcançar a audiência e trilhar o caminho mais certo para alcançar os objetivos do negócio, seja qual for seu tipo, porte ou segmento.
Os primeiros passos do marketing digital
Os formatos de comunicação em jornais e revistas foram os pioneiros na comunicação empresarial. Depois de um tempo, as empresas foram conquistando espaços de mídia externa: pôsteres e outdoors.
No século XX, novas surpresas e possibilidades para empresas que queriam comunicar: rádio, telefone e televisão. Depois disso foi a hora da internet: o marketing digital chegou para tornar a comunicação mais acessível para empresas e consumidores. Começamos a trabalhar o celular, os computadores, a impressão e a internet.
O e-mail marketing ainda é muito importante
O retorno médio do e-mail marketing pode chegar a mais de US$ 40 (quarenta dólares), para cada US$ 1 dólar investido. O e-mail marketing apresenta infinitas possibilidades de relacionamento com leads e clientes, permitindo interação direcionada, alto nível de monitoramento do comportamento dos destinatários e o retorno sobre investimento mais alto das mídias de marketing digital.
Os blogs e o marketing de conteúdo fazem toda diferença
Os responsáveis pelo marketing das empresas, acreditam que o conteúdo personalizado é o futuro do marketing, blogs influenciam as decisões de compra 63% mais do que os jornais e revistas. Artigos que contém fotografias, aumentam ainda mais o número de visualizações.
O LinkedIn é um ótimo aliado para o marketing digital
Para a área de comunicação, o LinkedIn é um canal extremamente importante no trabalho de fortalecimento da marca empregadora, além de ser um meio para falar com potenciais parceiros de negócios, mas para que seja eficiente, o conteúdo deve ser pensado estrategicamente.
Pesquisa por voz estão ganhando destaque
Atualmente temos uma diversidade de assistentes que estão mudando a forma como as pessoas pesquisam. São eles: A Siri, para quem usa sistema iOS, Google Now, para Android, Cortana, Google Assistant, Google Home, Amazon Echo, Apple HomePod e Bixby, para celulares da Samsung. É essencial que os profissionais comecem a se preparar para essa tendência e integrar estratégias para voz nos seus próximos planejamentos. Afinal, para o seu site ser a resposta de alguma pergunta feita por voz é preciso fazer melhorias e otimizações.
Comments